19 de janeiro de 2010

A solidariedade da Igreja na América com o Haiti; as POM lançam o “Fundo de solidariedade para o Haiti”

Port-au-Prince (Agência Fides) – As diversas Conferências Episcopais da América Latina mobilizaram-se desde o momento em que souberam da notícia do terremoto no Haiti. O Presidente da Conferência Episcopal Dominicana, Cardeal Nicolás de Jesús López Rodríguez, disse que todas as igrejas católicas do país farão ofertas maciças de ajuda para o vizinho Haiti. A República Dominicana é o único país limítrofe e está se transformando em uma referência para a chegada das ajudas internacionais de todo o mundo. Em uma carta ao Arcebispo de Cap-Haitien e Presidente da Conferência Episcopal do Haiti, Dom Louis Kebreau, o Cardeal dominicano assegurou a oração de todas as comunidades pelos falecidos e por aqueles que foram atingidos. O Cardeal López Rodríguez, expressando a solidariedade do povo dominicano, comunica a realização de coletas, e convida as outras nações americanas a oferecer ao Haiti toda a ajuda necessária. O Cardeal recorda que a República de Santo Domingo tem muito em comum com a história vivida pelo povo haitiano. Ainda hoje, de fato, muitos cidadãos dominicanos trabalham ou têm negócios no Haiti, e do mesmo modo, muitos haitianos são operários ou realizam trabalhos domésticos em Santo Domingo.
A Conferência Episcopal Boliviana promoveu uma campanha de oração e de solidariedade ativa com as vítimas do Haiti, denominada “Bolivianos pelo Haiti.”
O Secretário da Conferência Episcopal Brasileira, CNBB, Dom Dimas Lara Barbosa, foi enviado ao Haiti depois do terremoto que matou 11 soldados brasileiros da Força de Paz das Nações Unidas e a Dra. Zilda Arns, fundadora da Pastoral da Criança e irmã do Cardeal Paulo Evaristo Arns, Arcebispo emérito de São Paulo.
A Conferência Episcopal do Chile (CECH) enviou todas as pessoas de boa vontade para expressar eficazmente sua solidariedade com as vítimas do terremoto, dando assim sua contribuição generosa.
O Diretor Nacional das Pontifícias Obras Missionárias (POM) dos Estados Unidos, Dom John E. Kozar, afirmou em uma nota enviada à Agência Fides: “Todos nós, nesta única ‘família em missão’ devemos rezar e ser solidários com os nossos irmãos e irmãs que sofrem no Haiti”. As POM lançaram também um “Fundo de solidariedade com o Haiti”, um fundo especial para a assistência a longo prazo com a Igreja no Haiti, para continuar a responder às necessidades do país, após esta calamidade natural. O Diretor das POM disse também que “enquanto a Igreja no Haiti avalia os enormes danos e as grandes exigências, será necessária uma ajuda financeira para ajudar a reconstruir as infra-estruturas da Igreja, que, por sua vez, servirão aos pobres e permitirão reconstruir suas vidas”. haiti
A Conferência Episcopal da Venezuela, através da rede Caritas, promove e encoraja todos os venezuelanos a participar da campanha de solidariedade com os irmãos haitianos. Todas as ajudas serão coordenadas em colaboração com a Caritas Haiti, para atuar um plano estratégico. Os Bispos da Venezuela, representados por Dom José Luis Azuaje, Presidente da Caritas Venezuela, promoveram esta coleta de verbas para domingo, 17 de janeiro. (CE) (Agência Fides, 14/01/2010)

Nenhum comentário:

Postar um comentário